Plano de Aula do Pb Tony Silva
Queridos, estamos hoje com a Lição 2 do 3 Trimestre de 2010 Hoje vamos aprender sobre A Natureza da Atividade Profetica Leit. Jeremias 1.4-6,9-14Por Pb Tony Silva
Texto Áureo
Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo filho” (Hb 1.1).
Queridos Irmãos, o Texto Aureo desta lição de Hoje é uma parte inicial dessa perícope introduz as duas épocas na história quando Deus relacionava-se com o seu povo e falava em termos de ‘outrora’ (antigamente; noutro tempo) e estes ‘últimos dias’. Um prólogo que remete à mensagem principal: A vinda de Cristo estabeleceu a nossa época como os prometidos “últimos dias’ da salvação comunicados pelos profetas (Jr 23.20; Os 3.5; Mq 4.1).
Amados aqui o falar de muitas maneiras inclui visões, sonhos e Símiles (Nm 12.6-8).
Símiles eram figuras de linguagem que transmitiam mensagens divinas – Comparação que se faz entre duas coisas que se assemelham; Semelhança, analogia; è o mesmo que Jesus fazia para exemplificar uma verdade,e que no Antigo Testamento era sempre ocasionado pelos Profetas, isso é o que se chama; Parábola: 2Sm 12.1-4; Sl 78.2; Is 5.1-7; Ez 17.2-10.
Entre as símiles pelas quais os profetas representaram a mensagem divina estava a vida do próprio o Exemplo de Oséias e seu relacionamento com sua esposa prostituta Gomer, uma representação que descrevia o amor de Deus pelos Israelitas.
Verdade Pratica
A autêntica comunicação profética, nos tempos bíblicos, era feita por meio de palavras e de figuras, a fim de que o povo compreendesse claramente a mensagem divina.
I As formas de Comunicação de Deus aos Profetas
O Deus da Bíblia, é um Deus vivo e se comunica, é conhecido na Bíblia como, o Deus de Abraão,de Isaque e de Jacó, é um Deus que sempre comunica.
Ele se distingue do deus dos deistas, que apenas criou o ser humano e decidiu não se relacionar com este. Também não é o deus dos místicos que, por não ser conhecido, torna-se objeto da experiência meramente humana. Deus se revela, esse é um pressuposto bíblico, Ele é um Deus que fala (Hb. 1.1,2).
“Assim diz o Senhor” Amados, isso demonstra um comprometimento revelacional de Deus com a humanidade. Por isso, o profeta é o instrumento e a Palavra de Deus o produto da revelação (II Sm. 23.2). As Escrituras revelam que a palavra profética se origina na boca de Deus (Mt. 4.4) e dali passa para a boca do profeta (Nm. 23.5).
Por isso, toda Escritura é divinamente inspirada pelo Espírito Santo (II Tm. 3.16), haja vista essa não ser produto do entendimento humano, mas do impulso do Espírito de Cristo (I Pe. 1.11).
O autor da Epístola aos Hebreus diz, portanto, que Deus falou, não apenas uma vez, mas muitas vezes, não apenas de um modo, mas de várias maneiras.
Aos pais, pelos profetas, o que não pode ser descartado, todavia, a voz profética, carece, atualmente, de ser interpretada à luz dAquele por meio do qual falou nesses últimos dias, a saber, Jesus Cristo (Hb. 1.1,2). Ele é o Verbo que se fez carne, que habitou entre os homens, cheio de graça e de verdade, que revelou plenamente a Deus (Jo. 1.1,14; 14.6-11; Cl. 1.15).
(Pb José Roberto)
Queridos, este primeiro topico desta lição se devide em 3 subtopicos, que vamos detalha-los passo a passo;
1 Veio a mim a palavra do Senhor (v 4) Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Isso o profeta estava explimindo aos seus ouvintes, que Ele não estava falando de si mesmo, mais estava exercendo orden de um ser que é superior a todos, portanto ele precisava ser ouvido, com bastante atenção.
2 Revelação Divina em forma de diálogo ( vv 6,9,10) Queridos, nestes versiculos, podemos ver a forma mais clara da revelação, pois vimos a Deus dialogando com o Homem de um geito bem amigavel, o Profeta falando sua falta de capacedade, porque ele sabia que o povo não ería ouvilo e muito meno aceitar suas mensagem se não fosse por Deus, porisso o Senhor anima o profeta, fazendo ele saber que não vai falar de si proprio, e se vir uma regeição, sera daquele que o enviou.1 Sm 8.6,7
3 Visão ou Sonho Queridos ha duas formas principais que são utilizadas frequentimentes por Deus, para se comunicar com seus profetas, são elas visão e sonhos Dn7.1: Vamos ver auguns exemplos que o Senhor utiliza para transmitir suas mensagens
a) A visão da vara de amendoeira vv11,12 Querido Deus quando mostrou esta visão ao profeta Jeremias, estava pondo o profeta como um despertador, pois amendoeira em hebraico é sháqad que quedizer despertar, e mesmo a amendoeira pelo seu procedimento ja serve de despertamento para o verão, ela fica floridas primeiro de dodas as arvores para a primaveira, isso destaca avisão do profeta.
b)Visão da panela fervendo vv 13-15 Amado esta visão causou esponto para o profenta,o cauderão estava fervendo, e virado para o lado do Norte, Deus estava mostrando ao profeta que o pecado de seu povo tinha chegado as suas narinas, pôs quando uma panela ferve sobe o vapor, só que ela estava virada para a nação da Siria e os Babilonicos, isso deixou o profeta sem sono porque o proprio Deus intepretou a visão.
(Pb Tony Silva)
II. As formas de Trasmissão da Mensagem dos Profetas ao povo
1. Declaração oral e direta. Há Três Classes de Profetas – Orais, da Escrita e Cúltica, conforme a maneira pela qual transmitiam os oráculos divinos. Profetas Orais:
1 Gade (1 Sm 22.5);
2 Natã (2 Sm 12.1);
3 Ido (2 Cr 9.29);
4 Aías (1 Rs 11.29);
5 Semaías (1 Rs 12.22);
6 Elias (1 Rs 17.1);
7 Azarias (2 Cr 15.1);
8 Eliseu (2 Rs 4.8,9).
Profetas da Escrita: São aqueles que se preocuparam em registrar por escrito suas exortações, admoestações, consolações e previsões futuras.
Os profetas da Escrita eram também profetas Orais. Destacamos como profetas da Escrita:
1 Isaías,
2 Jeremias,
3 Ezequiel
4 Daniel, entre outros. Profetas cúlticos:
Os profetas cúlticos são aqueles em que a profecia estava moldada numa forma litúrgica. O texto de 2 Crônicas 20
pressupõe que os profetas cúlticos estavam ligados ao santuário, trabalhando juntamente com o sacerdote, e estavam incumbidos do aspecto sacrifical da adoração (2 Cr 29.21-24).
Jaaziel era um levita, oficial do culto, dotado de uma capacidade profética (2 Cr 20.14).
Percebe-se em alguns Salmos, uma indicação desse mesmo fenômeno (Sl 60.6; 75; 82). Em todos esses Salmos há uma seção em que uma voz fala na primeira pessoa do singular: trata-se da resposta oracular – o profeta associado com o culto, apresentando a declaração contemporânea de Deus ao seu povo. Esse organismo profético-litúrgico, foi instituído pela vontade de Deus, através do profeta Gade (2 Cr 29.25), quando instituiu as corporações dos cantores no Templo. [http://teologiaegraca.blogspot.com/2010/07/profetismo-e-profetas-biblicos.html]
2. Figuras e símbolos. Outras formas de os arautos proclamarem a mensagem profética são as figuras e símbolos. Representam cada uma delas realidades correspondentes. Costuma ser tão palpável a natureza figurativa e simbólica, que uma interpretação ao pé da letra quase se faz desnecessária (veja Jo 6.51-65). O símbolo é uma espécie de tipo pelo qual se representa alguma coisa ou fato por meio de outra coisa ou fato familiar que se considera a propósito para servir de semelhança ou representação (o leão é considerado o rei dos animais do bosque; assim é que achamos na Escrituras a majestade real simbolizada pelo leão – Hermenêutica, E. Lund, P. C. Nelson, Vida, p. 81).
3. Casos reais que servem de representação para comunicar a mensagem. Uma forma rara de comunicação da mensagem divina é a que envolve casos reais, utilizados para exemplificar a situação entre Deus e o povo.
Muitos profetas serviram-se de atos simbólicos (também chamados de oráculos por ação) que encerravam a sua mensagem. Por exemplo:
Isaías andou três anos descalço e nu por sinal e prodígio sobre a Etiópia (Is 20.3);
Jeremias é recomendado a descer à casa do oleiro (Jr 18) a fim de receber a mensagem de Deus;
Oseias é orientado para casar-se com uma mulher prostituta (Os 1.2), para que sua vida fosse uma viva pregação da infidelidade do povo e do amor do Senhor;
Ezequiel cercou uma cidade em miniatura (Ez 4.1-3); escavou através do muro da casa (Ez 21.1),
Aías ao rasgar sua roupa em doze pedaços, e entregar dez a Jeroboão (1 Rs 11.29).
A comunicação entre Deus e o povo por meio dos profetas ocorria mediante a mensagem oral e direta, figuras e símbolos proféticos e casos reais ou oráculos por ação. Sinopse do Tópico (2)
(por Francisco A.Barbosa)
Conclusão
Estamos se aprximando de mais uma aula maravilhosa, mais antes queremos ainda destacar Aquestão Extatica do profeta. Sabemos que os naturalistas segue com outra visão quando se refere a voz profeticas,eles negam que profeta tenham origem divina.
1 Falácia dos naturalistas. A interpretação naturalista é uma teoria metafísica que defende que todos os fenômenos podem ser explicados mecanicamente em termos de causas e leis naturais.
2 O naturalismo opõe-se ao sobrenaturalismo, teoria metafísica teológica. O naturalismo é muitas vezes confundindo com ateísmo, materialismo, positivismo, empirismo, determinismo e cientismo.
A interpretação naturalista é antibíblica, porque as Escrituras Sagradas declaram que a fonte dos oráculos proféticos é o próprio Deus (Os 12.10; 2Pe 1.21).
Amados, estamos chegando ao fim desta aula espero que este plano de Aula do Pb Tony Silva venha benificiar como um auxilio pra esta lição deste Domingo, paz
Tenha uma boa Aula e Leia a Lição da CPAD
Nenhum comentário:
Postar um comentário