VERDADE PRATICA: Mediante o novo nascimento,mantemos plena comunhão com Deus,reconhecendo o seu Senhorio em todads as esferas de nossa vida//
OBJETIVOS: Depois de estuda esta lição precisamos esta haptos para explicarmos
1º Que pela fé em Cristo nos tornamos novas criaturas
2º Saber que tudo em Jesus se fez novo, e o passado ficou para traz:
3º Saber que quando nos estamos em Cristo temos um novo olhar, uma nova atitude e uma vida abençoada.
RESUMO DA LIÇÃO 3 - A VIDA DO NOVO CONVERTIDOI. O NOVO CONVERTIDO É UMA NOVA CRIATURA1. Uma nova criação.2. Transformação radical.3. Uma nova dimensão de vida.II. O PASSADO SE FOI E EIS QUE TUDO É NOVO1. O passado ficou para trás.2. "Eis que tudo se fez novo".3. É tempo de avançar.III. QUANDO ESTAMOS EM CRISTO1. Temos um novo olhar.2. Temos uma nova atitude.3. Temos uma nova vida abençoada.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 2 Coríntios 5.17; Tito 2.11-13; 3.3-82 Coríntios 517 - Assim que, se alguém está em CRISTO, nova criatura é: as coisas velhas já passaram: eis que tudo se fez novo.Tito 211 - Porque a graça de DEUS se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, 12 - ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente, 13 - aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande DEUS e nosso Senhor JESUS CRISTO,Tito 33- Porque também nós éramos, noutro tempo, insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. 4- Mas, quando apareceu a benignidade e o amor de DEUS, nosso Salvador, para com os homens, 5 - não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do ESPÍRITO SANTO, 6- que abundantemente ele derramou sobre nós por JESUS CRISTO, nosso Salvador, 7- para que. sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna. 8- Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em DEUS procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens.
INTRODUÇÃO: Queridos hoje estamos com a lição três deste trimestre, neta lição vamos falar de um novo crente que reconhece que já nasceu em Cristo isso fala de nova criatura O novo nascimento é: 1. Regeneração podemos ver isso na carta de Paulo a Tito (Tt 3.5). 2. Condição essencial para entrar no Reino de Deus isso víamos que as benção de Deus é condicionais (Jo 3.3,5). 3. Uma mudança interior que reflete no exterior (2 Co 5.17). 4. Abandonar a prática do pecado, o cristão nascido de novo muda seus comportamentos (1 Jo 3.9). 5. Comunhão com Deus, nós que afirmamos nascido de novo devemos ter comunhão com Deus e com nosso próximo: Queridos vamos para o Primeiro tópico .da lição:I. O NOVO CONVERTIDO É UMA NOVA CRIATURA 1. Uma nova criação. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Co 5.17). Amado veja que o texto bíblico não diz “será”, mas, sim, “é”. Isto significa que o novo convertido sofreu uma mudança radical de vida. Agora, ele tem outro coração (Ez 36.26); outra mente — a de Cristo — (1 Co 2.16); outro pensamento (Fp 4.8); outro alvo — Cristo Jesus — (Fp 1.21). Quando pela fé, aceitamos o sacrifício de Cristo, damos o primeiro passo na vida cristã e imediatamente inicia-se um processo de transformação, em nosso interior, para experimentarmos “a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2).
2. Transformação radical. Meus queridos irmãos ser uma nova criatura em Deus não implica numa mera reforma exterior. Apesar de o cristão ser distinto do mundo em sua maneira de ser e de agir, sua nova vida não está assentada apenas em regras comportamentais, sociais e religiosas. Mas na pedra de esquina que é Cristo Jesus, nosso Senhor e Rei (Ef 2.20). Na verdade, aquele que “nasce de novo” sofre uma transformação radical de vida, começando pelo seu interior, abrangendo todo seu coração, desejo e vontade (At 2.37; Rm 5.5; 2 Co 7.2). Tal transformação é refletida nas esferas espiritual e social da vida do novo convertido (Mt 5.13.14).
3. Uma nova dimensão de vida. Amado quando o apostolo Paulo escreveu a Tito: “Ensino-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente” (Tt 2.12). Este versículo evidencia a nossa luta diária em um mundo marcado pela impiedade. Mas Deus nos convida a cultivar uma vida de sobriedade (bom senso), justiça (retidão) e piedade (espiritualidade) “neste presente século”. Se assim agirmos, causaremos um impacto singular na sociedade na qual estamos inseridos, levando-a a transformar-se pelo poder do Evangelho de Cristo.
II. O PASSADO SE FOI E EIS QUE TUDO É NOVO
O passado ficou para trás. Quando alguém confessa seus pecados e os abandona é sinal de que foi regenerado, alcançando plenamente, no Senhor, a cura de sua alma (1 Pe 1.3; Is 43.25; Pv 28.13; 2 Cr 7.14). O que era impróprio, indigno e pecaminoso é sepultado e para sempre esquecido. Eis o que nos garante o próprio Senhor: "Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei" (Jr 31.34). De fato, "as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo". Esqueça, pois, o que ficou para trás (Fp 3.13,14). Viva, doravante, em novidade de vida com a bênção de Deus e na consolação do Espírito Santo (Hb 8.12; Mq 7.19).
"Eis que tudo se fez novo". Esta é uma expressão abrangente e profunda. Tudo que Deus faz é perfeito e bom. Por isso, a nossa vida é sempre renovada (2 Co 4.16; Ap 21.5). Podemos desfrutar diariamente da presença de Deus, pois as suas misericórdias são novas a cada manhã (Lm 3.23) e a sua graça nos basta (2 Co 12.9). O Senhor não nos deixa nem nos desampara (Hb 13.5,6). Ele nos toma pela "rnão direita" e diz: "Não temas que eu te ajudo" (ls 41.10,13).
É tempo de avançar. Confessa Paulo aos filipenses: "Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-Io alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão" (Fp 3.13). O passado ficou para trás; tudo agora se fez novo. Louvado seja Deus!
Avancemos, "olhando para Jesus, o autor e consumador da fé" (Hb 12.2). Enquanto o apóstolo Pedro olhava para o Senhor, caminhava por sobre águas. Porém, ao desviar os seus olhos de Cristo, começou a ser envolvido pelas ondas daquelas águas (Mt 14.22-33). Portanto, avancemos para grandes vitórias em Deus, olhando somente para Cristo, a nossa eterna e sublime esperança (CI 1.27; 1 Tm 1.1).
Pb. Ademilson BragaCONCLUSÃO
Amados ja estamos chegando ao fim da aula de hoje dando graças ao bom Deus por mais esta oportunidade, mais ainda se faz necessário deixa os estudante desta lição 3 aplicar-se às boas obras deva ser a meta principal de todo cristão, novo ou antigo convertido, o motivo, diz o Apóstolo, é que estas coisas são “boas e proveitosas” (Tt. 3.8), os temos gregos são kalos, que quer dizer excelentes, nobres e ophelimos, lucrativas. Nesse tempo em que as pessoas somente pensam no ter, o desafio do crente é o ser, buscar a vontade de Deus, vivendo a partir dos princípios do Reino de Deus, distintos dos valores dessa era presente. Os que são novas criaturas em Cristo, portanto, vivem a partir de uma nova realidade, as coisas velhas se passaram tudo se fez novo. A partir de então, seu olhar sobre o mundo e suas atitudes em relação à vida devem estar em conformidade com aqueles que são súditos do Reino de Deus.tenham uma boa aula Pb Tony Silva 15/07/2011 Obrigado a todos que contribuíram pra esta aula ao bom Senhor ao Pb José Roberto ao Pb. Ademilson Braga em fim a você. PAZ Pb Tony Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário