sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O poder Irresistível da comunhão na Igreja

      O poder irresistível da comunhão na igreja
Lição 4.
Plano de Aula do Pb Tony Silva
Texto áureo: procurando guardar a unidade do Espírito pelo vinculo da paz: a um só corpo e um só Espírito (Ef:4.3,4).
Verdade pratica: A igreja é caracterizada pela comunhão que mantêm com o Senhor Jesus Cristo e pela unidade Espiritual de seus membros.
Leitura bíblica em classe: Atos 2.40-47
Objetivos:
1º Definir o termo comunhão 2º Reconhecer a necessidade da verdadeira comunhão 3º Saber que através da unidade a obra de Deus prospera.
    Introdução
  Queridos irmãos a paz do Senhor, amados hoje estamos com uma maravilhosa lição, aonde vamos para os princípios doutrinários da igreja primitiva, isso nos faz lembra como nossos antepassados desfrutavam continuadamente a presença de Jesus Cristo, e podemos esforçar para segui os exemplos dos membros primitivos, Isso porque a igreja local está estabelecida nessa sociedade.
Primeiro por que: Aquela precisa ser relevante e autêntica no desenvolvimento de suas ações.
Segundo por que:  Por isso a comunhão do Corpo de Cristo deve transparecer uma realidade visível de amor ao próximo entre os irmãos.
Terceiro por que: Só assim que a sociedade sem Deus reconhecerá a graça acolhedora da igreja local e atentará para a proclamação do Evangelho de Cristo Jesus (At 2.46,47).
            I.A comunhão dos santos
   O termo grego para “comunhão” é koinonia, que significa “tendo em comum, sociedade, companheirismo”. Dentre outras coisas, denota a parte que alguém tem em algo: “É, assim, usado acerca: das experiências e interesses comuns dos cristãos (At 2.42; Gl 2.9)” (VINE, 2003 p. 485).
A comunhão observada na igreja de Cristo, não é um mero fenômeno social.
A comunhão é observada pela Bíblia Sagrada como resultado da ação direta do Espírito Santo na vida daqueles que recebe Jesus como seu único e suficiente Salvador, como podemos ver em (Ef.2.19) “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas como cidadão dos santos e da família de Deus”  Isso é uma comunhão que ultrapassa a um ajuntamento da congregação é se comover e ficar unidos nos momentos de crises, como Israel se comoviam e ficavam como se fosse um só homem. (Jz. 20.1)
 “Então todos filhos de Israel saiu, e a congregação se ajuntou, perante o Senhor em Mizpá, como se fora um só homem, desde Dã até Berseba, como também a terra de Girleade”.
A)     O que é a comunhão.
A comunhão é um vinculo de unidade fraternal mantida pelo Espírito Santo e que leva os cristãos a se sentirem um só corpo em Jesus Cristo, a comunhão da igreja primitiva era completa. (At.2.42) “E perseverava na doutrina dos apostolo, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações”.
- A comunhão que implica um compartilhar de amizade (1 Jo 1.3)
- A comunhão que implica um compartilhar dos bens materiais (Rm 15.25; 2 Co 8.4; 9.13; Hb 13.16)
- A comunhão que implica uma cooperação na obra de Cristo (Fp 1.5)
- A comunhão que implica uma convivência na comunidade da fé (Ef 3.9)
- A comunhão implica uma relação com o Espírito (2 Co 13.14; Fp 2.1)
- A comunhão implica uma relação com Cristo (1 Co 1.9; 10.16; Fl 3.10)
- A comunhão implica uma relação com o Pai (1 Jo 1.3, 6)

B)      A unidade do corpo de Cristo
 Eis um dos mais preciosos capítulos da doutrina da igreja: 1º Sua unidade 2º a compreensão dos apóstolos a esse mistério. (Ef. 4.1-7). Somente pelo Espírito Santo podemos compreender a unidade de Judeus, Árabes, Gregos e Bárbaros que, apesar de suas e étnicas, não apenas sente-se e age como irmãos, mas acham-se vinculados num só corpo pela ação direta e distintiva do Espírito santo,  e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. (1Co. 12.12).
C)      A comunhão da igreja agrada a Deus
  Deus quer e exige que seu povo permaneça unido. (1Co 1.10) Em sua oração sacerdotal, o Senhor Jesus roga ao Pai pela unidade de seus discípulos (Jo 17.11).
A comunhão da igreja não é um mero ajuntamento de pessoas, é um relacionamento espiritual e pessoal dos santos, sob a ação do Espírito Santo.
       II. A comunhão cristã caracteriza-se pela unidade.
  A comunhão cristã constitui-se no grande mistério. É algo que a própria sociologia não pode explicar. Nem o próprio Israel de Deus,
Vejamos, pois, em que consistia a comunhão da igreja primitiva.
A)     Unidade doutrinaria
  Não pode haver perfeita união sem unidade doutrinaria. Informa-nos Lucas que os cristãos primitivos perseveravam nas doutrinas dos apóstolos. (At 2.42)
Na autêntica comunhão cristã, por conseguinte não há lugar para heresias nem apostasias. Estejamos, pois sempre alertas.
Nestes últimos dias, muitos aparecerão em nosso meio dissimulando suas inverdades doutrinarias, Com único intuito de destruir a comunhão dos santos. (2 Ts 2.3; 2Pe 2.1).
B)      A unidade na própria comunhão
   A unidade doutrinaria conduz a uma unidade perfeita. Isso significa que não pode haver genuína comunhão cristã com dois ou três pensamentos teológicos dispares e contrastante. Lembra-se da doutrina de Balaão? (Jd 11; Ap 2.14) E dos ensinos de Jezabél? (Ap 2.20)
C)      Unidade no partir do pão
Os crentes primitivos mantinham uma comunhão tão intensa sobre si que se reuniam com alegria e singeleza de coração para celebrar a Santa Ceia.  ” Era seu partir de pão”(At 2.42)
D)     Unidade nas orações
Informa-nos Lucas, também, que a comunhão da igreja primitiva tinha como base a oração. O ator sagrado é enfático: “e nas orações”(At2.42)
E)     A UNIDADE ORGÂNICA DO CORPO DE CRISTO
F)     O texto de 1 Co 12.12-27, que trata da unidade orgânica da Igreja, nos possibilita a compreensão de verdades essenciais para a transformação da nossa maneira de ser, pensar, falar e agir sobre este organismo vivo e espiritual no qual estamos inseridos, do qual fazemos parte.
G)    - Fomos todos batizados em um corpo (v. 13a)
H)    Em termos orgânicos e espirituais, a Igreja não é formada de “corpos”, antes, é um corpo formado de “membros”. Os verdadeiros cristãos, independente de onde estejam, separados por barreiras denominacionais, doutrinárias, ideológicas, conceituais, geográficas, sociais ou qualquer outra, são membros “colocados” para dentro de um único corpo.
I)       - Bebemos todos de um só Espírito (v. 13b)
J)       O Espírito é a fonte de onde emana vida espiritual. Pelo Espírito somos saciados e nutridos com a vida de Deus. Todo o corpo com os seus membros podem funcionar perfeitamente, pois não haverá escassez desta água renovadora. Todos podem beber, pois não há acepção de órgãos. Não há privilégios apenas para alguns. A fonte é abundante e inesgotável.
K)   - Temos o sentido de ser e fazer apenas na relação com o outro (v. 14-23)
L)     A interdependência é a tônica que rege os órgãos do corpo. Um órgão não tem sentido sem o outro, pois só existe para servir, não é um mero adereço no corpo. Nenhum órgão subsiste naturalmente fora do corpo. Só no corpo ele “é”, e apenas no corpo ele “faz”, se realizando numa relação de reciprocidade de serviço e de utilidade. Ser órgão é ser “parte de”, e não “ser em si”.

A unidade doutrinaria a unidade entre os irmãos, a unidade no partir do pão e a unidade nas orações é o que caracteriza a comunhão da igreja cristã
         III.  Os frutos da comunhão cristã
  Esses são os frutos gerados pela comunhão cristã, conforme facilmente depreendemos da leitura do capitulo dois de atos dos apóstolos
A)     Temor a Deus
   Lucas destaca: “Em cada alma havia temor” (At 2.43) E o temor a Deus, como todos sabem, é o principio do saber. (Pv 1.7)
B)      Sinais e maravilhas
Lucas realça que, na igreja primitiva, o sobrenatural era algo bastante natural entre os crentes: “E muitas maravilhas e sinais se fazia pelos apóstolos” (At 2.43)
        C)  Assistência social
  Uma igreja que cultiva a verdadeira comunhão cristã não permitira que nem um de seus membros passe necessidade. Como podemos entender o que o escritor sagrado escreveu em (At  2. 44-45) “Todos que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade”.
         D ) Crescimento
  Uma igreja que cultiva comunhão e que não acha dividida só tem a crescer (At 2.47) “ E todos os dias acrescentava o Senhor a igreja aqueles que se havia de salvar”.
         E )   Adoração
  A igreja primitiva era também uma comunidade de adoração (At 2.47) “Louvando a Deus e caindo na graça de todo povo”.
  A verdadeira comunhão cristã gera frutos na vida da igreja tornando-a verdadeiramente o corpo de Cristo.    
I   Só seremos reconhecidos como filhos de Deus se cuidarmos um dos outros e mutuamente nos socorrermos.

II  Os crentes da Igreja do Senhor têm suas procedências étnicas e diversidades culturais.

 III Um dos sinais da atuação do Espírito Santo na Igreja Primitiva era a comunhão entre os seus membros.

  IV Os cristãos da Igreja Primitiva pertenciam ao corpo místico de Cristo que é a Igreja de Deus.

 V  A comunhão faz da igreja um organismo espiritual perfeito de homens e mulheres .
Boa aula.     Pb Tony Silva

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